domingo, 19 de junho de 2011

SapATo.... Eu AMO e você?

  Sapato é a peça do vestuário que tem a finalidade de proteger os pés. Nos países frios, o mocassime as botas servem como protetores e aquecedores para os pés, ao passo que, nos países mais quentes, usa-se mais a sandália e o chinelo, protegendo o pé, mas sem o abafar.
Hoje, esta peça transcendeu sua finalidade inicial e serve como adorno e acessório de moda, tendo também uma função social.



Origem


Sapato de couro de 800 a 400 a.C. no Museu Hallstatt, na Áustria.
Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.
Existem evidências que a história do sapato começa a partir de 10 mil a.C., ou seja, no final do Paleolítico, pois pinturas desta época, em cavernas na Espanha e no sul da França, fazem referência ao calçado.




Reprodução de um Sapato Alemão do Século II
Sapatos dos índios Americanos






O Sapato no Brasil

Utilizados somente como proteção dos pés, com a vinda da côrte portuguesa ao Brasil, em 1808, o comércio sofreu um incremento e os costumes europeizaram-se, passado o sapato a fazer parte da moda. Nesta época os escravos eram proibidos de usar sapatos, mas quando conseguiam a liberdade, compravam um par de calçados como símbolo da nova condição social. Como muitos não se acostumavam a usá-lo, viravam objeto de decoração ou de prestígio, carregando-os, orgulhosamente, nos ombros ou nas mãos.



Olha só que interessante:



Olha esse:

                                No século XIV, os sapatos ingleses ficaram tão pontudos que se tornaram um perigo, fazendo o rei Eduardo III baixar um decreto limitando os bicos a no máximo cinco centímetros de ponta. Ignorando a lei, os sapatos no país chegaram a ostentar até 50 cm de comprimento. Para andar, era preciso prendê-los à cintura com cordão de seda. Na França, no século XVI, os sapatos ficaram tão estreitos que para calçá-los os pés precisavam ficar mergulhos por uma hora em água gelada.


Depois, por volta de 1500, os sapatos deixaram de ser longos para serem altos… muito altos. Começou com uma coisinha básica de 15cm e foi chegando, principalmente na Itália do século XVI, a 20cm ou mais – dá um Google no termo “Chopines”, que era o nome dado a essas plataformas enormes, que você cairá pra trás. A lógica da época é que esses super saltos evitavam que a barra dos vestidos se arrastassem pelas ruas imundas (é, limpeza não era o forte desse povo). Dizem que em alguns lugares da Europa o absurdo era tanto que as plataformas chegavam a medir de 60 a 90cm. Quase uma perna de pau! Bom, nessa altura eu só imagino quer era impossível andar sem alguém pra se escorar, o que sem dúvida era privilégio das moças que tinham empregados e, por conseqüência, eram bem ricas.




CURIOSIDADES:

  • Antes de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.


  • Os sapatos mais antigos conhecidos datam de 8000 a.C, pré historia.


  • O rei Eduardo (1272-1307), da Inglaterra, padronizou a numeração dos sapatos. No mesmo país, em 1642, há o registro da primeira produção "em massa" de sapatos em todo o mundo: Thomas Pendleton fez quatro mil pares de sapato e 600 pares de botas para o Exército. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário